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Diretoria da AscomPB busca parceria com Associação Comercial de outros estados

A Associação Comercial do Estado da Paraíba está concretizando ações que possibilitarão aos seus integrantes acessar novos serviços e consolidar avanços para os seus empreendimentos. Para avançar com essa proposta, recentemente, o presidente da AscomPB, Rafael Bernardino de Sousa visitou associações comerciais no estado do Paraná, coletando informações que ajudarão aos empreendedores paraibanos.

Em função de parceria que está sendo formada entre a AscomPB com a BTA Assessoria de Cobranças, com sede em Curitiba, Rafael conheceu suas instalações e manteve contatos com dirigentes de associações comerciais do Paraná. “Nossa visita não se resumiu apenas a BTA, em função de nossa viagem também visitamos outras associações empresariais”, informou.

Foto com o empresário Rodrigo Fernando Diretor Geral da BTA Assessoria de Cobranças, futura parceira da ASCOM/PB.
Foto com o empresário Rodrigo Fernando Diretor Geral da BTA Assessoria de Cobranças, futura parceira da ASCOM/PB.

Também foi recebido pela diretoria da Associação Comercial do Paraná, surgiu a possibilidade de avançar como parceiro desta entidade paranaense que tem forte participação na economia local. Rafael igualmente visitou Joinville, em Santa Catarina, onde associativismo é muito forte e tem apresentado resultados maravilhosos. A ACIJ participa ativamente da vida da cidade.

Em Londrina, a 390 km de Curitiba, constatou que a Associação Comercial local tem 80 anos, praticamente nasceu junto com a cidade, que tem 82 anos, tem 3.000 associados, representando 10% do universo total de empresas. “Nada acontece na cidade em antes passar pela Associação. O sistema Metas Concretamente Importantes é adotado em todas as ações desenvolvidas pela Associação, com destaque para Fóruns, eventos de interesse da classe empresarial e da sociedade como um todo”, comentou.

Foto com o empresário Gláucio José Geara, Presidente da ACP – Associação Comercial do Paraná.
Foto com o empresário Gláucio José Geara, Presidente da ACP – Associação Comercial do Paraná.

Lembrou que outro exemplo vem de Maringá, onde a associação comercial tem 5.000 associados, conta com 68 núcleos setoriais em funcionamentos, e tem 900 empresas se beneficiando diretamente dos cursos, orientação, consultorias etc. Destacou, ainda, o CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá que inclusive já serviu de modelo para outros Conselhos de Desenvolvimento semelhantes, a exemplo de Goiânia (GO) e Brasília (DF).

Em Maringá também nasceu o Observatório Social que se constitui num modelo de fiscalização e acompanhamento de gestão pública e como tal já serviu de modelo para outros Observatórios, inclusive para o Observatório Social do Brasil, com sede em Curitiba (PR).

 

Foto com o empresário Michel Felippe Soares, Presidente da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá
Foto com o empresário Michel Felippe Soares, Presidente da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá

“Um modelo excelente e competente que precisa ser assimilado e adotado na nossa Paraíba e no Nordeste, pois somente com um associativismo forte poderemos ter melhores índices de desenvolvimento econômico e social”, comentou.