BLOG

Associação Comercial da Paraíba inicia sua gestão com proposta de Projeto de Lei (PL) protocolada e se prepara para a posse e para os novos desafios do biênio.

PL propõe condicionar decretos de fechamento ou restrições de funcionamento do setor, durante a pandemia, ao atendimento prévio de alguns critérios.

Coroando uma campanha intensa, colaborativa e histórica, a chapa eleita para o mandato de dois anos, se posiciona e alinha estratégias para a condução e consequentemente para o desenvolvimento do setor. O exemplo disso são os critérios que foram requisitados no PL n° 2.531/2020, que foi protocolado no dia 04 de fevereiro, de autoria do deputado Estadual, Cabo Gilberto, a pedido da presidente eleita da Associação Comercial da Paraíba, Melca Farias.

O PL solicita que durante a pandemia do Coronavírus aconteçam; Reuniões prévias com os representantes dos empregados e dos empregadores; também Anterioridade mínima e; Comprovação científica de que o Lokdown tem resultados benéficos.

Estes critérios foram demandados porque o setor produtivo da Paraíba tem procurado defender de várias formas de medidas que o afetam, tais como, o fechamento de estabelecimentos e restrições de atividades produtivas.

De acordo com Melca farias, a solicitação é legitima, pois o setor não pode ser penalizado, pagando a conta de anos de descaso com a saúde e pouca ou nenhuma medida de incremento significante após de um ano de pandemia. “Deveríamos estar testando ordinariamente e em massa os trabalhadores, gratuitamente e também termos abertos de pelo menos 500 novos leitos nos hospitais do Estado. Isso era e é possível e assim evitaria o que estamos vivendo hoje; um cenário de desespero e mortes” declarou.

Ainda no decorrer da campanha, a chapa Conexão e Força, apresentou por meio de entrevistas, reuniões setoriais e encontros, pautas referentes às ações que seriam realizadas após a eleição e neste interim também se reuniu com arquivologistas, com a comissão/câmara, com as empresas de gestão, com o Sebrae, com as secretarias de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa (Secitec), de Educação, de Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho (Setrab) e com a Prefeitura de João Pessoa.

Além disso, a Conexão e Força, ainda participou a convite do vereador Carlão, da Frente Parlamentar de retomada da economia da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

A posse da nova diretoria acontece no dia 22 de março na sede da Associação Comercial da Paraíba.

Sobre a Associação Comercial da Paraíba
A mais antiga instituição classista do estado é, até hoje, um ponto de apoio do empresariado e se renova a cada dia para oferecer a seus associados e à comunidade econômica em geral a defesa intransigente de seus interesses. Fundada em 1874, pelo Barão de Abiahy, foi um marco vital para o engrandecimento do comércio do estado da Paraíba. Foi declarada de utilidade pública pelo Decreto Federal n. 3.524, de 28 de agosto de 1918, com foro e sede na Capital do Estado.

Associação Comercial da Paraíba